Polícia Civil já conta com nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Itaituba

O Governo do Pará inaugurou, nesta terça-feira, 24, a mais nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher do Estado, na cidade de Itaituba, sudoeste paraense. Localizada na 1ª Rua, bairro Floresta, a nova DEAM passa a contar com prédio próprio para atender especificamente casos de violação de direitos das mulheres nos municípios situados na região do Tapajós.

A inauguração foi realizada por volta de 16 horas com as presenças do secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Hilton Benigno, e da delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Christiane Ferreira, além de autoridades do município, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e da sociedade civil organizada de Itaituba e de municípios da região.
O deputado estadual Hilton Aguiar, representante da Assembleia Legislativa, esteve presente no evento.
Com investimentos do Fundo de Investimento em Segurança Pública do Pará (FISP) no valor de R$ 790,9 mil, o prédio foi completamente reformado para abrigar a nova Delegacia. Segundo a titular da DEAM de Itaituba, delegada Leilane Reis, o prédio estava desativado há quase um ano e, nesse período, o atendimento estava sendo prestado no mesmo local, onde está sediada a Superintendência Regional do Tapajós e a Seccional de Itaituba. "O imóvel recebeu uma reforma completa com adaptações, e recebeu instalações, computadores e mobília novos", detalha. Ainda, conforme a delegada, a DEAM vai contar em breve com um espaço para brinquedoteca voltado aos filhos das mulheres atendidas na unidade policial. A nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Itaituba tem atendimento de segunda à sexta-feira, de 8 horas da manhã às 18 horas.
INVESTIMENTOS O delegado Vicente Gomes, superintendente da Polícia Civil na região do Tapajós, ressalta que a nova DEAM passa a contar com uma nova viatura, como parte dos investimentos realizados no município. A delegada-geral adjunta ressalta que o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher é uma das diretrizes do Governo do Estado, o que se reflete nos investimentos realizados na melhoria do atendimento prestado à mulher vítima de violência e a toda população da 15ª Região Integrada de Segurança Pública do Tapajós, formada pelas cidades de Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Placas, Rurópolis, Trairão, Itaituba e o distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira. Com a nova DEAM, a cidade de Itaituba passa a ter um atendimento mais humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e de crimes relacionados à violência de gênero, agregado aos serviços já prestados pelas Polícias Civil e Militar na região. 
É mais um reforço para a área de Segurança Pública na região do Tapajós. É em Itaituba, a maior cidade da região, em que estão sediados grandes projetos hidrelétricos no Estado do Pará, como a da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós.
ATENDIMENTO A partir do ano de 2012, com a criação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), que faz parte da Polícia Civil, o Governo do Estado passou a prestar atendimento diferenciado a pessoas em situação de vulnerabilidade, violência e discriminação social, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, LGBTs, entre outros. Além da fundação da DAV, a elevação do número de Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), em todo Estado, foi outro grande avanço. Em 2011, havia no Pará cinco DEAMs. Atualmente, existem 15 Delegacias da Mulher em todo Estado.
Em 2014, o Pará passou a contar com novas Delegacias para atender todas as regiões. Entre elas, foram inauguradas as novas Delegacias da Mulher de Soure, no Marajó; Capanema, no nordeste paraense, e Barcarena, no Baixo-Tocantins. Além das novas DEAMs, foram implantados cinco polos do Pro Paz Integrado, para prestar atendimento especializado, tanto às mulheres quanto às crianças e adolescentes, nas regiões de Santarém, oeste paraense; Tucuruí, sudeste do Pará; Altamira, no sudoeste; Paragominas, na região da rodovia Belém-Brasília, e em Bragança, região do Caeté, nordeste do Estado. Belém conta com o Pro Paz Mulher DEAM, que é referência nacional no atendimento de mulheres vítimas de violência e que presta atendimento a casos registrados na Região Metropolitana da capital.

Postar um comentário

0 Comentários